Aplicação / Manutenção

FLA574-067

A colocação dos primeiros painéis é fundamental para a realização do sistema. Pode ser concretizada com um nivelamento através de uma régua ou da fixação de um perfil em “U” ao suporte. Ter sempre a atenção de colocar a parte saliente do isolamento para cima. Coloca-se então o primeiro painel fixando-o ao suporte através da colocação de uma peça acessória de fixação, sendo esta ligada ao painel por encaixe simples e ao suporte por aparafusamento.
A colocação dos painéis seguintes faz-se encaixando-os no anterior através do encaixe no acessório de fixação, recolocação da peça acessória de fixação na outra extremidade do painel e fixação ao suporte por aparafusamento.

Este sistema pode ser montado em qualquer tipo de estrutura de suporte. A fixação indireta é realizada através de elementos pontuais de fixação que ligam a camada de revestimento ao suporte. As ancoragens mecânicas são constituídas por uma manga de expansão plástica (8 mm de diâmetro; com um diâmetro de cabeça mínimo de 11 mm) e parafuso de aço carbono galvanizado ou aço inoxidável (diâmetro de 6mm, com cabeça plana com diâmetro mínimo 11 mm e de comprimento mínimo de 60 mm), de acordo com ETA-07/0219:2010. Este tipo de técnica reduz as tensões no revestimento e permite suportar forças verticais, como o próprio peso de cada painel, e horizontais, como a ação do vento.

Painel AplicaçãoA sua instalação pode ser realizada na horizontal, na vertical ou oblíqua, com ou sem desfasamento entre painéis, de baixo para cima, desde que esteja garantido o nivelamento dos painéis inferiores. Estão contemplados elementos para remates de cunhais/esquinas, parapeitos, janelas, portas, etc.

Para os cunhais apresentamos duas soluções: canto aberto (tipo “americano”) ou perfil de canto. A utilização de um elemento de canto, através de um perfil exterior, é uma excelente solução para o reforço de esquinas e protecção mecânica contra choques, garantindo acabamentos perfeitos.