Instalação / Modo de aplicação

As lajetas Grisol aplicam-se sobre a impermeabilização e são compatíveis com a maioria dos sistemas de impermeabilização. A membrana impermeabilizante deve estar limpa de impurezas antes da aplicação das lajetas, uma vez que estas se aplicam directamente sobre a impermeabilização, sem qualquer forma de fixação. As lajetas Grisol devem ser aplicadas logo após a realização dos trabalhos de impermeabilização, a fim de assegurar a protecção mecânica e da acção da radiação solar na impermeabilização.

As lajetas Grisol não devem ser aplicadas em coberturas com inclinação superior a 2%, salvo quando existam muretes ou outros elementos construtivos de apoio – neste caso, pode admitir-se até 5% de pendente. No perímetro da cobertura, as lajetas deverão estar protegidas da luz solar e da acção do vento directo, por muros ou outros elementos construtivos, com uma altura mínima de 5 cm acima da superfície da lajeta. Nas saídas de água, mudanças de pendente ou pontos singulares, cortam-se as lajetas com ferramentas convencionais, de acordo com a geometria e/ou dimensões pretendidas. É aceitável uma pequena oscilação das lajetas, contudo podem usar-se apoios e niveladores ou lâmina de drenagem que permitam absorver os desníveis. Aquando da utilização de apoios ou niveladores, colocar também um ponto de apoio em argamassa no centro da Lajeta.

Em circunstâncias justificadas, as lajetas são utilizadas em conjunto com uma camada de separação e pode ser requerida uma camada de balastro adicional, devido às forças de sucção do vento exercidas na cobertura.

Para um perfeito desempenho das lajetas Grisol, assume-se que:

  1. A camada de impermeabilização existente é estanque à água e está em bom estado de conservação;
  2. O edifício tem uma estrutura adequada para suportar a carga adicional originada pelo sistema aplicado;
  3. As coberturas são concebidas com escoamento e drenagem adequados;
  4. Existe uma manutenção regular da cobertura;
  5. A camada de protecção garante a protecção contra os efeitos da radiação ultravioleta;
  6. As camadas de separação e outros componentes são resistentes ao apodrecimento.
Categorias: Grisol